Abertura !
Artigos !
Link's Úteis !
Contato !
Desenvolvido por www.TOCKVALE.com.br !

Reeducação postural global (RPG)

A RPG é método de tratamento da dor e do desconforto causados por erros de postura.
Foi desenvolvido na década de 40 por uma fisioterapeuta francesa, Françoise Méziéres, utilizando-se técnicas de terapia manual, combatendo dores nos músculos, nas articulações e na cabeça, melhorando o funcionamento do sistema respiratório e realinhamento da coluna, proporcionando liberdade e leveza de movimentos.
A coluna e respiração estão estreitamente ligadas e erros de postura geram tensões que acarretam bloqueios respiratórios e vice-versa.
A correção postural é feita em conjunto com a reeducação respiratória, para que o paciente aprenda a inspirar e expirar corretamente.
A RPG trata o indivíduo e não a doença. Cada pessoa tem a sua própria maneira de reagir a agressões como o stress e os traumatismos, adotando determinados padrões para fugir da dor.
Tais padrões frequentemente resultam em vícios de postura, que mais tarde passam a ser ele também, a causa de mais dores e desconforto. A RPG identifica a origem dos vícios posturais e os corrige.
A RPG é indicada para pessoas de todas as idades e para a maioria dos problemas que afetam os músculos e os ossos:

> dores lombares, dorsais e cervicais;
> lesões por esforços repetitivos (LER);
> desvios da coluna;
> desvios dos pés e dos joelhos;
> enxaquecas; bursites;
> torcicolos e hérnias de disco.

É também uma poderosa ferramenta de prevenção dos processos degenerativos articulares.
Aplicadas em crianças e jovens, previne as consequências de má postura. Geralmente, faz-se uma sessão individual de 50 minutos, uma vez por semana.
O número de sessões depende do problema do paciente.

aniblack01_left.gifVoltar   aniblack01_up.gif Topo  printer_tbg.gifImprimir

Clínica Reabilitar